Prós e contras dos estágios de Verão

A resposta à pergunta secular.

Calma, já sei o que estás a pensar:

“Mais um artigo a tentar convencer-me a fazer um estágio de Verão, isto já foi feito”.

Tens razão, já foi feito e mais falado que a eleição do último presidente dos EUA (ok, provavelmente não). Mas, este blog não seria da KWAN se falássemos só do ponto de vista profissional dos estágios, de que tanto já ouviste falar. A verdade é que aproveitar os teus anos universitários é tão importante como investires no teu futuro profissional.

Por isso, decidimos apresentar-te as duas faces da moeda e damos-te 3 prós e 3 contras.

Office life

Prós:

“Os estágios de Verão podem ser bons para saberes concretamente o que gostas e o que não gostas para, no futuro, poderes direccionar a tua carreira de acordo com os teus objectivos.”

João Mauritti, Lead KWAN Ambassador

1. Experiência Profissional

Já deves ter ouvido isto antes mas “nem tudo o que aprendemos na universidade é usado em âmbito profissional”. Isto é verdade, até certo ponto. Há uma razão pela qual as empresas têm preferência por pessoas com experiência profissional. As pessoas que já trabalharam previamente, não só ganham competências que apenas se adquirem em contexto profissional, como também estão mais familiarizadas com metodologias de trabalho e com a cultura empresarial. Basicamente, se trabalhares tornas-te mais apetecível para as empresas te recrutarem. Mais, o conhecimento ensina-se, a experiência adquire-se. É com esta premissa que tens de entrar no mundo profissional.

2. Pôr em prática competências

Por outro lado, um estágio permite-te testar as competências que adquiriste ao longo dos anos, num cenário real. Podes esquecer as equações no quadro e levantar a mão para dar a solução. Aqui tens de pegar no que sabes e criar a melhor solução possível. Esta consequência real vai dar-te perspectiva sobre o que aprendeste e como as coisas são feitas no mundo profissional. Às vezes são detalhes, outras vezes é o inverso do que aprendeste.

3. Sentido de realidade

Por último, estagiar durante o Verão vai dar-te uma nova perspectiva sobre a tua realidade, perceberás coisas que gostas de fazer, o tipo de pessoas com quem gostas de lidar ou como trabalhar melhor num ambiente empresarial. No final, trata-se de um caminho tanto de crescimento pessoal como profissional.

Contras:

“Investe no teu desenvolvimento enquanto pessoa e procura ter experiências que te permitam amadurecer. Isso é mais importante numa primeira oportunidade de trabalho do que estágios de Verão.”

Sara Gorjão, KWAN Ambassador

1. São “supostamente” os melhores anos da tua vida

Eu sei, já ouviste isto antes e a premissa de que a vida nunca é melhor do que neste momento, na minha opinião, é errada e desmotivante. No entanto, os anos universitários são anos de descoberta e curiosidade, tanto em termos pessoais como profissionais. Todos os meses que passam estás a descobrir novas ideias, pessoas e perspectivas. Todas estas experiências contribuem para o profissional e a pessoa que te estás a tornar. Não tenhas pressa e aproveita a viagem, não há nenhuma igual.

2. Existem alternativas

A verdade é que não precisas de um estágio de Verão para aumentar as tuas competências. Ir a meetups de uma tecnologia e ouvir profissionais da área é uma das melhores apostas que podes fazer. Para além de te dar perspectiva sobre como e o que está a ser feito hoje em dia nas empresas, dá-te acesso a uma network de profissionais a que podes recorrer para tirares qualquer dúvida, técnica ou social. Algo também muito valorizado são os side-projects. Dão-te a oportunidade de testares e aumentares as tuas competências na criação de algo e demonstram pró-actividade, iniciativa e atitude face à resolução de problemas, características muito procuradas no mercado profissional.

3. Tempo, tempo, tempo

Durante o Verão, o factor mais relevante é o tempo. Tens muito disponível para investires das mais variadas formas, desde viajar, ir à praia, estar com os amigos, stressar com pensamentos do próximo semestre. O importante aqui é planear e pensar nas melhores formas de investir o tempo extra que tens, seja a participar em meetups, estar com os amigos, criar a próxima trendy app ou ir ao NOS Alive. Há espaço para tudo durante estes meses e se planeares bem o teu Verão, entrarás em Setembro como um melhor profissional e uma melhor pessoa.

“E agora, faço um estágio de Verão ou não?”

A escolha é tua, ambas são win-win situations. Uma requer pró-actividade e planeamento, a outra leva-te directamente ao mundo profissional. O mais importante é descobrires o percurso que queres seguir e planeá-lo.

ricardo
Published 06-06-2017
Manuel Mendes

Alguém que faz coisas com ideias. Apaixonado por estratégia, contéudo e as possibilidades do meio digital. Ainda acredita que o Darth Vader está vivo.


Toma controlo da tua carreira.

Fica a par de todas as novidades.

Subscreve.