fbpx

Full stack, a ligação entre 2 mundos

Full stack, apenas uma buzzword ou algo real?

O front e o back-end development estão interligados e partilham, naturalmente, o mesmo futuro.

Quando ambos se juntam, dão fruto ao elusivo “full stack developer”.

De Back-end e End-end developer a Full Stack.

Mas o que é um Full Stack developer?

Uma forma simples de descrever um full stack developer é dizer que é alguém que está confortável com a execução de tarefas de programação num ambiente back-end e front-end através de múltiplas tecnologias.
É um developer que consegue trabalhar com bases de dados e múltiplas tecnologias como PHP, HTML, CSS, Javascript e, no fundo, todas as outras. Até mesmo converter ficheiros Photoshop em código para front-end!

O conhecimento de um full stack developer tem, normalmente, quilómetros de experiência acumulados em diferentes projectos e desafios. Mas esse conhecimento pode não ser muito profundo, pode abranger apenas as competências essenciais dentro das layers do stack com que trabalha.

De onde surgiu o Full Stack?

Nos anos 2000, não existia uma divisão entre front-end e back-end. Os web developers, ou webmasters como eram conhecidos então, limitavam-se a construir sites e, sem o saber, já actuavam como full stack developers. No início do ano 2010, as API First e Single page apps começaram a ganhar popularidade e o desenvolvimento web dividiu-se em 2 grupos. O 1º grupo trabalhava com bases de dados, servidores e APIs, enquanto que o 2º grupo tratava de toda a área visual.

Quais as layers de desenvolvimento?

O Sitepoint tem uma imagem fantástica que ilustra as diferentes layers de desenvolvimento de software.

As layers do full stack.




De uma forma mais simples, um full stack developer consegue:

  1. Gerir a estrutura do servidor. Incluindo instalação, manutenção, DNS, etc.
  2. Produzir código do lado do servidor.
  3. Produzir código do lado do cliente.

Para além disto, tem também conhecimento sobre assuntos como a segurança de cada layer, produção de testes de qualidade e está consciente de todos os processos automáticos envolvidos no desenvolvimento, e ainda como expandi-los.

O futuro do Full Stack developer

Um full stack developer é alguém com uma mente aberta no que toca a novas tecnologias. Não tem problemas em “meter a mão na massa” de forma a compreender qualquer aplicação e como pode levá-la de conceito a produto.

Há quem atribua à DevOps, uma prática que promove a colaboração e comunicação dos developers com os restantes profissionais envolvidos no produto, a responsabilidade pelo aumento de popularidade do full stack, o que tem tornando a linha entre developers e administradores responsáveis pelo deployment cada vez mais ténue.

Vale a pena?

No que toca a salários, todos querem saber quanto ganha um full stack developer. Os números flutuam dependendo, evidentemente, de vários factores. Da experiência, da formação, etc. Na KWAN queremos ajudar-te a responder a essa questão, tendo em conta uma realidade profissional concreta. Para isso, criámos uma Calculadora Salarial para várias funções, não apenas para full stack developers, que podes consultar e introduzir dados de forma anónima.

Naturalmente, ao adquirir novas habilidades e conforto com as diferentes tecnologias vais aumentar o teu valor profissional no mercado. Se pretendes tornar-te num full stack developer investe em saber um pouco sobre todo o processo de desenvolvimento, desde o conceito ao produto, e aceita todos os desafios tecnológicos fora da tua zona de conforto.

Sai da zona de conforto.

Sendo o full stack uma área que une e divide opiniões, se tiveres algo a acrescentar, deixa-nos um comentário, uma dica ou, why not, just an emoji. ????