A vida é um jogo.

Este é o teu guia estratégico.

PRESS START

A vida é um jogo que todos nós jogamos. Mas como qualquer jogo, pode ser díficil. Este é o teu guia.

Básicos

Podes ainda não ter percebido, mas a vida é um jogo de estratégia. Existem alguns mini-games divertidos - como dançar, guiar, correr, sexo - mas a chave para vencer é simplesmente gerir os teus recursos. Os jogadores que têm sucesso investem o tempo que têm nas actividades certas.

Mais tarde no jogo, o dinheiro é inserido no plano, mas a prioridade deverá ser sempre o domínio e gestão do teu tempo. Podes não te ter apercebido, mas a vida é um jogo de estratégia.

Infância

Childhood Quando começas o jogo, é te dado uma personagem aleatória com circunstâncias igualmente aleatórias:

Os primeiros 15 anos consistem em missões “tutorial” para aprenderes o jogo. Não existe maneira de passar à frente estas missões.

Jovem adulto

Como um jogador jovem, terás ao teu dispor muito tempo e energia, mas praticamente nenhuma experiência. Descobrirás que algumas coisas tais como os melhores empregos, posses e parceiros estão bloqueados até obteres mais experiência.

Esta é a melhor altura para adquirires niveís e habilidades rapidamente. Nunca terás tanto tempo e energia outra vez.

Agora que estás a jogar devidamente, a tua 1ª prioridade deverá ser investires o teu tempo da melhor forma possível. Todas as acções que tomas afectam o teu estado e habilidades: Drink VS Code Isto pode parecer simples, mas o problema é que nem sempre saberás quais as acções a tomar e o teu corpo nem sempre responderá ás tuas ordens. Observa.

Como responderes às tuas próprias ordens

Muitos jogadores descobrem que quando decidem fazer algo - tal como ir ao ginásio - o corpo deles ignora a ordem completamente.

Isto não é uma “bug”. Todos temos um estado, que não conseguimos ver directamente, mas é algo como isto: State

Se o teu estado fica com valores muito baixos em alguma vertente, o teu corpo vai desobdecer-te até esses valores serem devidamente aumentados. Tenta estudar quando estás cansado ou com fome e vê o quão rápido vais trocar o caderno pelo Facebook.

A tua força de vontade é especialmente importante. A força de vontade vai desaparecendo gradualmente durante o dia, e é ligeiramente aumentada quando te alimentas e completamente repleta com uma boa noite de sono. Quando a tua força de vontade é baixa só consegues realizar as acções que realmente queres.

Cada decisão que fazes custa força de vonta e em decisões que tenhas de escolher entre algo menos aliciante em vez de algo mais aliciante, perderás muita força de vontade (tal como ir ao gináiso em vez de ver televisão).

Existem alguns truques para manteres o teu comportamento alinhado com o que desejas:

  1. Mantém os níveis do teu estado altos. Se tens fome, cansaço ou aborrecimento, a tua força de vontade irá colapsar. Certifica-te que tomas o devido cuidado contigo mesmo.

  2. Não uses demasiada força de vontade num dia. Espalha as tuas tarefas que requerem mais esforço durante um período de tempo longo e mistura-as com tarefas mais ligeiras.

  3. Tenta realizar as tarefas mais importantes primeiro. Isto faz as outras tarefas mais difíceis mas fará com que a tarefa mais prioritária seja realizada.

  4. Reduz a força de vontade requerida ao reduzires as escolhas. Se estás a tentar trabalhar num computador que tem acesso ao Facebook, estarás a usar mais força de vontade porque estarás numa luta constante entre a escolha de uma acção mais díficil (trabalhar) versus uma mais fácil (ir ao Facebook). Elimina quaisquer distrações.

A chave para o sucesso no jogo é o balanço entre as tuas prioridades com o estado do teu corpo. Não te deixes em modo “auto-piloto” pois acabarás por fazer nada com o teu tempo.

Escolher as acções certas

Escolher as acções certas no tempo certo é grande parte do jogo. Algumas das acções afectam o teu estado, como por exemplo comer: Comer

Outras afectam as tuas habilidades: Musicalidade Precisas de investir tempo nas coisas que asseguram um estado saudável - como comer e dormir - para manter a tua força de vontade alta. Depois, precisas de desenvolver as tuas habilidades com o tempo restante.

Algumas habilidades são mais valiosas do que outras. Boas habilidades podem abrir múltiplos caminhos tais como: Skills Outras levam a nada: Balançar bola no joelho A combinação de habilidades é o caminho da maior eficiência. É muito díficil maximizar uma habilidade para ser o melhor , é quase impossível. Mas é muito mais fácil ser razoavelmente bom em diversas habilidades de forma a ser algo mais.

Como exemplo: Entrepreneur Ladies Magnet Vês? Psicologia ajuda-te a ser rico e atractivo. Devias estudar isso.

Onde tu vives

O teu ambiente tem um impacto constante no teu estado, habilidades e hipóteses de ganhar níveis. É possível jogar em qualquer sítio, mas é mais fácil em certos sítios.

As hipóteses de alguém nascer no sítio em que quer estar são quase nulas, por isso pesquisa as tuas opções e considera ires viver para o sítio que te trará mais benefícios. O teu ambiente é um factor multiplicador das tuas habilidades e estado.

Encontrar um parceiro(a)

A atração é um mini-jogo complexo, mas é indirectamente afectado pela forma como jogas. Se tens um excelente estado e habilidades, já tens um grau considerável de atração. Alguém irritável, chato, sem qualquer habilidade não é atractivo para ninguém. Relacionamento No ínicio deste jogo pode ser comum seres rejeitado e rejeitares outros jogadores. Isto é normal, mas infelizmente pode alterar o teu estado, dado que a maioria dos jogadores não sabe lidar com o acto de rejeição de uma maneira positiva. Precisarás de gastar força de vontade para continuar e a força de vontade é repleta ao dormir, por isso vais precisar de tempo.

80% do processo de encontrar alguém é tornares te na versão mais atractiva da tua pessoa - tal como o resto da tua vida - isto significa investir o teu tempo nas acções certas. Se estiveres a praticar exercício, a socializar, bem nutrido e a crescer profissionalmente, vais te tornar numa pessoa atractiva automaticamente. Os restantes 20% é simplesmente inserires-te nas situações em que consigas conhecer as pessoas certas.

Dinheiro, dinheiro, dinheiro

Numa fase do jogo vais te deparar com um recurso chamado “dinheiro”. A maioria dos jogadores descobrem que a quantidade de dinheiro que obtêm ao longo do jogo vai aumentando, no entanto, isto traz mais problemas e não menos. Dinheiro

A regra mais importante do dinheiro é nunca pedir emprestado, excepto para as coisas que trarão mais dinheiro do que o montante original requisitado. Por exemplo, a educação ou compra de uma casa pode ser algo de valor (dependendo da educação/casa) mas pedir emprestado para comprar um par de sapatos novos, não.

Dependendo das tuas ambições financeiras, eis algumas estratégias que deves ter em mente:

  1. Não preocupares-te com o dinheiro. A estratégia “low-stress”: basicamenete significa viveres de acordo com o dinheiro que ganhas e guardares um pouco para um dia pior. Certifica-te que disfrutas da melhor maneira possível ou vais te arrepender.

  2. “Bem na vida”. Escolhe a tua carreira e ambiente com cuidado e prepara-te para mudares de localização regularmente de forma a cresceres. Precisarás de investir tempo nas tuas habilidades de socialização, o que vai custar tempo. Cuidado para não abusares do teu estado ou irás colapsar sobre ti mesmo.

  3. “Super rico”. Começa o teu próprio negócio. É quase impossível tornares-te rico a trabalhar para alguém. A riqueza não vem de trabalhar sozinho e quando vêm, essa riqueza está ligada às posses que acabam por pagar mais do que custam. A tua empresa é a posse mais poderosa que podes criar “do nada”. Investe os teus ganhos em mais posses e eventualmente não precisarás de trabalhar.

Vida “tardia”

As tuas opções mudam à medida que o jogo continua. Casamento e filhos são algo que irá reduzir o teu tempo e energia, ao mesmo tempo que introduz mais elementos aleatórios no jogo (“troca de fraldas urgente!!!”). Isto faz com que seja mais difícil desenvolveres a tua pessoa tão rapidamente .

Personagens mais velhas normalmente têm mais habilidades, recursos e experiência. Acções que pareciam impossíveis antes tornam-se possíveis, tal como “comprar uma casa” ou “escrever um bom romance”. Idosos Todos os jogadores morrem passado por volta dos 29,000 dias, ou seja 80 anos. Se as tuas habilidades e estado forem bons, és capaz de durar mais tempo. Não existe nenhum código para aumentar este valor.

No ínicio do jogo, não tinhas controlo sobre quem eras ou o teu ambiente. No final do jogo isto é uma verdade mais uma vez. A tua realidade é drasticamente baseada nas decisões passadas e as acções que podes tomar de forma a alterar a mesma são reduzidas.

É por isto que a estratégia é importante. Porque a maioria de nós descobre o que quer da vida quando já gastámos as melhores partes. Por isso, é melhor começares a jogar.

Texto retirado de oliveremberton.com, traduzido por Manuel Mendes.

ricardo
Published 03-06-2016
Oliver Emberton

O fundador da Silktide e possivelmente a pessoa mais ambiciosa que podes conhecer. No seu blog escreve sobre a vida e como obter o melhor da mesma. Já escreveu para a Forbes, Huffington Post, Lifehacker e mais, com artigos lidos mais de 9 milhões de vezes no ano passado.


Toma controlo da tua carreira.

Fica a par de todas as novidades.

Subscreve.