Será esta a melhor altura do ano para mudar de trabalho?

Blue pill, red pill, green pill? Whatever! Escolhas...

A verdade é que esta altura do ano é sempre propícia a novas resoluções (e decisões) e foi por esse motivo que decidimos escrever um artigo sobre este tema.

Mudança de Ideias

Na KWAN, temos como princípio máximo garantir as melhores oportunidades para os nossos candidatos e colaboradores.

E porquê? Para evitar alguns dos motivos que os levam a mudar de emprego.

Queremos ser proactivos e não reactivos. E por essa razão, fazemos o nosso melhor para encontrar os projectos certos para cada tipo de pessoa e assim corresponder a todas as expectativas profissionais que surgem.

E quais são, afinal, os principais motivos para mudar de trabalho?

  • Projectos pouco aliciantes

Quantas vezes vão a entrevistas em que vos prometem projectos mega interessantes, em que podem aprender novas tecnologias e evoluir como profissionais mas, depois, na realidade não é isso que acontece?

Desilusão Profissional

Esta é uma das principais razões que leva bons profissionais a procurarem ou aceitarem outras propostas de emprego.

  • O salário

Na área de IT, as ofertas de trabalho são mais que muitas e os salários oferecidos também. O que é que pode acontecer?

Dinheiro do Salário

Achares que mereces um salário melhor para a função que estás a desempenhar. E depois? Tens propostas aos pontapés que podes aceitar, consoante o que mais se enquadra no teu perfil. O salário é (e será sempre) um tema sensível no que toca a mudar de emprego, mas é importante relembrar que o dinheiro que ganhamos não é tudo.

  • Pausas sabáticas

Pois é… E quando precisas de parar para dedicar mais tempo a ti próprio? Podem vir os projectos aliciantes e os salários chorudos que ninguém vai demover-te da ideia de tirar um período sabático e viver experiências que o teu trabalho, infelizmente, não te pode proporcionar.

SpongeBob a Viajar

Embora seja triste ver algumas das nossas pessoas a dizer-nos adeus, por outro lado ficamos felizes por estarem a seguir o caminho que lhes faz mais sentido.


Mas voltando ao tema de início…

Qual é então a melhor altura para mudar de trabalho?

Em Portugal, a tendência para contratar é constante ao longo do ano. No entanto, esta altura, bem como Janeiro e Fevereiro, é mais propícia a que o número de contratações aumente, por 4 motivos:

1. Aprovação de Budget

A partir de Dezembro, o budget para o ano seguinte começa a ser fechado e aprovado. A estratégia da empresa está completamente delineada e novas necessidades requerem novas contratações.

2. Aumento das equipas

Este ponto está directamente relacionado com a aprovação do budget mas vale a pena dar-lhe um destaque exclusivo. Esta é a altura do ano em que se define a estratégia e o volume de trabalho para o próximo ano. Por consequência, existe um aumento do número de contratações para reforçar as equipas já existentes.

3. Novos desafios a nível profissional

Esta é também a altura em que se fazem novas apostas, como o início de projectos com stacks mais recentes ou formação em novas tecnologias e, por isso, acaba por ser um fresh start tanto para a empresa como para o novo colaborador.

4. Decisões mais rápidas

A partir de Janeiro, as equipas começam o novo ano em força e com todos os objectivos comuns delineados. Por este motivo, tudo o que está relacionado com contratações acaba por ser mais rápido, uma vez que as decisões são tomadas em conjunto e existe mais foco.

Ainda estás com dúvidas? Encontrámos um estudo da Glassdoor que menciona, precisamente, esta altura do ano como a melhor para iniciar novas contratações e lá, podes encontrar os motivos que os levaram a chegar a esta conclusão.

Ler toda a Informação

Por isso, agora só depende de ti.

Nós, aqui na KWAN, estamos sempre disponíveis para te ajudar no caminho. Valorizamos a cultura da empresa, reconhecemos o trabalho de todos e estamos constantemente a aprender a fazer melhor.

Isto resulta em quê? Num ambiente de trabalho mais acolhedor, em que fomentamos as relações pessoais e ajudamos cada um a seguir o que é mais certo para si.

Se estás a pensar em novas resoluções para a tua vida profissional, fala connosco! 😉

ricardo
Published 05-12-2017
Margarida Barata

Completamente viciada em viagens, animais e boa comida. O resto do tempo, está a aprender sobre as tendências digitais no mundo do Marketing e da Publicidade.


Toma controlo da tua carreira.

Fica a par de todas as novidades.