Outsystems. A tecnologia que não é só arrastar bolinhas.

"O que é nacional é bom!"

Antes de começar, quem não se lembra do famigerado slogan da marca Nacional que diz O que é Nacional é bom! ?

Pois é, a OutSystems é uma empresa Nacional, fundada no ano 2000, e isso, impreterivelmente, terá que ser um motivo de orgulho para todos os Portugueses. Portugal é reconhecido internacionalmente pela sua enorme capacidade de fabricar talentos, talentos esses que, na sua esmagadora maioria, são recrutados para o Estrangeiro e é nesses Países que os acolhem que consegue dar azo a toda a sua capacidade intelectual e criativa.

Novamente, mais um ponto a favor por tudo aquilo que a OutSystems conseguiu construir ao longo de 16 anos de existência, onde tem demonstrado ano após ano, todo o seu potencial a nível de crescimento interno como crescimento a nível internacional. Quem não se recorda do investimento que a OutSystems recebeu de uma empresa Norte-Americana no valor de 55 milhões de dólares americanos?

É simplesmente o maior investimento alguma vez feito numa empresa Portuguesa.

Motivo de orgulho, certo?

Uma mão cheia de oportunidades.

Para além do excelente trabalho que a OutSystems está a realizar a nível Nacional, ao promover o interior do País com o seu escritório em Proença-a-Nova, como também no mais recente escritório aberto em Braga, a OutSystems está presente num total de 33 Países, distribuido por 22 Indústrias e com mais de 130 parceiros a nível global.

Oportunidades para trabalhar fora de Portugal não faltam, nas mais variadas Indústrias. De realçar o facto de a OutSystems também possuir escritórios nos seguintes Países:

  • Estados Unidos da América;
  • Holanda;
  • Reino Unido;
  • Emirados Árabes Unidos;
  • Singapura;
  • Austrália;

Outsystems Countries

Alguns Clientes que usam a plataforma OutSystems:

Outsystems clients

Afinal o que torna o “arrastar de bolinhas” tão interessante?

É importante realçar que todo este “facilitismo” é fruto de um enorme trabalho e investimento no departamento de R&D da OutSystems que todos os anos se reinventa para proporcionar novas mais valias para um mercado extremamente exigente como é o da tecnologia.

Todos os anos a estratégia tem que ser pensada, têm que descobrir o que será a nova tendência de mercado para que isso lhe possa trazer vantagem a nível de mercado e isso tem sido um dos factores chave do sucesso da plataforma OutSystems.

RAD, acrónimo de Rapid Application Delivery, é a nova denominação adoptada pela plataforma OutSystems. Uma plataforma que a partir de um único IDE, denominado de Service Studio, tem a capacidade de gerar código .NET e JAVA sem sequer ser necessário ter o minimo de conhecimento destas mesmas linguagens. Realizar queries à Base de Dados sem escrever qualquer linha SQL? Com um único botão dentro do Service Studio (o famoso 1-Click Publish) é possível ter a aplicação pronta a usar em segundos… Welcome to the OutSystems world!!!

Bolinhas

Mobile e Responsive - Os chavões da moda!

Mobile e Responsive. Qual é o project stakeholder que hoje em dia não usa estes tão conhecidos e pomposos chavões quando estão a realizar o caderno de requisitos de um projecto? Pois bem, tudo está pensado também para ser Mobile e Responsive na plataforma OutSystems.

É disponibilizado, através do OutSystems Now, um conjunto de funções nativas (que recorrem ao Cordova, uma API que disponibiliza acesso nativo a algumas funcionalidades dos telemóveis) permitem aceder a funcionalidades tais como Câmara Fotográfica, Barcode Scanner, Geolocalização, Calendário, Lista de Contactos e até ficheiros armazenados no telemóvel.

Outsystems Now

Relativamente ao tema Responsive, existe toda uma panóplia de opções que facilitam todo este trabalho muitas vezes medonho e enfadonho, que é tornar uma Aplicação habilitada para ser usável em dispositivos móveis (tablets e telemóveis). Quem nunca desenvolveu media queries não sabe a dor de cabeça que é ter que adaptar toda uma aplicação para ser Mobile Responsive. O Silk é o estandarte da OutSystems no que diz respeito a tudo o que é Responsive. Trata-se de um conjunto de funcionalidades que visam facilitar e acelerar todo o processo de adaptação de uma aplicação para ser tornar Mobile Responsive. São tantas as opções que será mais últil espreitarem o website disponibilizado para o efeito em Labs.Outsystems.

Até em Offline!

Tenho ouvido muita gente falar em Offline. Também é possível fazer em OutSystems?”.

A resposta é sim, também é possível desenvolver aplicação Offline em OutSystems. Para tal, apenas é necessário recorrer a uma extensão disponibilizada pela OutSystems e possuir conhecimentos avançados a nível de JavaScript e voilá

Application

Afinal o que é que a plataforma OutSystems não permite fazer?

Como era de esperar, a plataforma OutSystems permite fazer quase tudo! É para isso que existe outro IDE, denominado de Integration Studio, onde se pode escrever código .NET ou JAVA, permitindo assim extender todo o potencial que é oferecido pelo Service Studio.

Para além disso, todas as extensões podem ser partilhadas num enorme e excelente repositório que a OutSystems disponibiliza no seu site, repositório esse mais conhecido por OutSystems Forge.

Mesmo a nível de Base de Dados, é possível, através do Integration Studio, comunicar com Bases de Dados externas, tornando o processo de ligação a essa Base de Dados o mais simples possível.

Mas…

Nem tudo são rosas neste mar de facilidades. Aquilo que é a maior vantagem da plataforma OutSystems também poderá ser o ser maior inimigo. A facilidade que é proporcionada para o desenvolvimento de software poderá ser usada da uma maneira menos correcta, pois estamos a abrir a porta ao facilitismo e há que ter noção do impacto que esse facilitismo terá a nível Aplicacional.

Tendo como base esse pressuposto, a OutSystems partilha uma série de documentos técnicos onde referem, entre outros temas, as Best Practices que devem ser adoptadas para tirar um melhor partido da plataforma e não cair no erro do facilitismo.

Fall

Aprender está ao alcance de todos!

A OutSystems disponibiliza no seu website uma série de tutoriais, documentos e mais recentemente webinars que estão disponíveis para quem quiser aprender e aprofundar os seus conhecimentos acerca desta maravilhosa e portentosa plataforma de desenvolvimento.

Para quem quiser “seguir carreira” em OutSystems, também existem os Boot Camps, que consistem em formações presenciais, dadas pela própria OutSystems, assim como as certificações em OutSystems que, basicamente, servem para apurar o nível de conhecimento\autonomia que cada Pessoa tem relativamente à plataforma.

PS – Qualquer pessoa pode ter o seu próprio ambiente OutSystems, completamente gratuito, para poder usar e “abusar” (com as devidas limitações da oferta) da plataforma.

Solução “tudo em um”.

Para além de ser possível instalar toda a solução OutSystems nos servidores próprios (denominada instalação On-Premises) a OutSystems também disponibiliza uma solução completa baseada em Cloud (PaaS – Platform as a Service), que é disponibilizada através do AWS (Amazon Web Services) e também da Microsoft Azure.

Outsystems integration

Em suma…

Contra todos os chavões que dizem “OutSystems não é programar…” ou “Isso é só arrastar bolinhas” porque não dar uma oportunidade e conhecer esta extraordinária plataforma e todas as potencialidades proporcionadas pela mesma?

Todas as funcionalidades referidas tornam a OutSystems muito mais que uma plataforma em que desenvolver é “apenas arrastar bolinhas”.

Que outras soluções estão presentes no mercado que permitem realizar tudo isto (pelo menos com o nível de maturidade apresentado pela OutSystems)?

Para ter um termo de comparação, migrei há pouco tempo uma Aplicação que existia há mais de 10 anos (sofrendo alterações ao longo do seu tempo de vida), para OutSystems, desenvolvida de raiz, em menos de 6 meses (contendo integrações com vários fornecedores e com elevada complexidade a nível de negócio).

A plataforma OutSystems é uma solução chave na mão com um potencial enorme e com um ROI (return on investment) como poucas plataformas (ou mesmo nenhuma) conseguem atingir.

Eu sou fã há mais de 6 anos e não troco esta plataforma por nada!!

Curioso em perceber quão rápido é desenvolver em OutSystems? Podes consultar aqui.

Say yes

ricardo
Published 09-03-2016
Pedro Domingues

Developer OutSystems com experiência superior a 6 anos. Fã número 1 da plataforma, neste momento trabalha directamente com a OutSystems no desenvolvimento de projectos a nível internacional. Muito divertido, completamente apaixonado por Animais e pelo Benfica!


Toma controlo da tua carreira.

Fica a par de todas as novidades.

Subscreve.