10 Estratégias para Criar um Ambiente Inclusivo para Profissionais de IT com Hiperatividade

Este artigo vai guiá-lo na inclusão de trabalhadores com Hiperatividade (TDAH) na indústria tecnológica, destacando os seus pontos fortes, assim como a melhor forma de dar resposta ao seu estilo de trabalho.

A diversidade tem potencial para ter um impacto extremamente positivo em qualquer equipa, mas especialmente nas equipas técnicas, que podem beneficiar particularmente da contratação de funcionários neurodivergentes, o que se pode refletir num aumento de retorno financeiro e num local de trabalho mais inclusivo.

Recrutadores, CTOs e fundadores de startups devem prestar atenção quando contratam para as suas equipas, uma vez que profissionais neurodivergentes (neste artigo vamos focar-nos naqueles com TDAH) são grandes profissionais de IT: desde a sua incessante capacidade de pensar fora da caixa até à sua proficiência em comunicação e aptidão para aprender e adquirir novas competências!

O que é o Défice de Atenção e Hiperatividade?

O Défice de Atenção e Hiperatividade, ou simplesmente TDAH é uma perturbação do desenvolvimento neurológico que afeta o comportamento humano, caraterizado por sintomas como a hiperatividade, a falta de atenção e a impulsividade. Embora seja mais frequente em crianças, pode durar até à idade adulta, sendo que cerca de 7% da população (8 milhões de adultos) vivem atualmente com este transtorno.

O que não se sabe em larga escala é que desta percentagem provêm algumas das pessoas mais influentes do mundo, incluindo o magnata empresário Richard Branson, o co-fundador da Microsoft, Bill Gates, e até mesmo Albert Einstein!

As pessoas com hiperatividade compreendem o mundo e processam a informação de uma forma única – o que as diferencia e consequentemente pode ajudar a sua equipa a diferenciar-se. Na indústria tecnológica, tão particular no que toca à falta de recursos humanos e na exigência em inovação constante – estas pessoas podem ajudar a responder a esses dois desafios e assim trazer benefícios à sua empresa a longo prazo.

Depois de entender o que é TDAH e como pode influenciar positivamente o seu negócio, está na altura de lhe apresentar estratégias que vão ajudá-lo a criar um ambiente mais inclusivo para estes profissionais: 

10 Estratégias para criar um ambiente inclusivo para profissionais de IT com hiperatividade

1. Recrutamento acessível

Escusado será dizer que o processo de recrutamento tem impacto no tipo de profissionais que atrai. O currículo, a entrevista e a fase de testes são frequentemente vistos como imutáveis no processo de recrutamento. No entanto, ao manter processos tradicionais e rígidos, poderá estar a limitar as suas hipóteses de recrutar profissionais altamente talentosos e qualificados… só por serem neurodivergentes. Portanto, encorajamos a que procure formas alternativas de captar novos talentos, oferecendo por exemplo, múltiplas formas de avaliar os candidatos. Para conseguir atrair estes profissionais, considere aceitar candidaturas através de vídeo, em vez das tradicionais cartas de motivação, e de testar as suas aptidões técnicas através de testes e perguntas que pareçam jogos e assim conseguir envolvê-los de uma forma positiva – em alternativa aos tradicionais whiteboard tests que são um martírio para muitos profissionais de IT.

2. Explicações claras

O facto de as pessoas com hiperatividade processarem a informação de uma forma diferente faz com que consigam trazer soluções inovadoras para os problemas que a sua equipa enfrenta.

Ao lhes ser-lhes explicado claramente quais são as prioridades da equipa técnica e porque são tomadas certas decisões, isso não só aumentará a motivação mas também a eficácia do trabalho destes profissionais.

Se no período de onboarding conseguir dedicar o tempo necessário a integrá-los na equipa e definir as suas tarefas de uma maneira clara, vai ver que isso irá compensar a longo prazo. Sugerimos que o faça com instruções visuais, escritas e orais, de modo a envolver plenamente o profissional enquanto este processa a informação. Motive os seus colaboradores a serem curiosos, a refletirem e a colocarem questões quando não compreendem algo. 

Conhecidos pela sua capacidade de pensar fora da caixa, com inclinação para trabalhar de forma visual e criativa, os quadros brancos ou outros meios como este podem assegurar que cada trabalhador, hiperativo ou não, possa sentir-se à vontade com a sua nova posição. Com os avanços tecnológicos que temos assistido, há muitas maneiras dos profissionais de IT se lembrarem de novas e imaginativas formas de fazer as coisas.

Lembre-se que o mais importante é que o trabalho fique feito (e bem feito), e não propriamente a formo como cada pessoa o faz.

3. Incentivo à expressão e à comunicação

Peritos em comunicação, os profissionais de IT com défice de atenção e hiperatividade são ótimos em situações sociais porque à partida sabem que as pessoas com quem lidam pensam e precessionam o mundo de forma diferente. Por isso, ao colocá-las no ambiente certo, pode ter a certeza de que irão comunicar de forma eficaz. Quer se trate de uma reunião com clientes, dar formação a developers juniores ou de apresentar ideias à direção, cabe à sua empresa decidir onde melhor incorporar estas competências para o crescimento do negócio.

4. Criação de espaço e oportunidades para crescer

Sem medo de um desafio, os cérebros hiperativos adoram adquirir novas competências. Quando os seus colaboradores com hiperatividade aprenderem sobre uma nova tecnologia, certifique-se de que eles perdem algum tempo a ensinar o que aprenderam a outra pessoa, antes de passarem para outro desafio ou tarefa. Quando um projeto que envolve duas ou mais equipas, estes indivíduos são um grande fit e são capazes de dar um excelente input, pois irão rapidamente apanhar os métodos de trabalho dos colegas. Ao criar sempre espaço para o autodesenvolvimento e crescimento da carreira, não restringindo o seu colaborador em termos de funções e tarefas, permitir-lhe-á canalizar as suas competências e capacidades para o benefício da empresa.

5. Gestão do tempo de forma flexível

Pessoas com hiperatividade têm alguma dificuldade na perceção do tempo e, portanto, realizar tarefas com prazos apertados pode ser um desafio. Como manager, e para não sobrecarregar os colaboradores com demasiado trabalho de cada vez, dividir as tarefas em pequenas secções, estimando o tempo que cada uma deverá demorar, pode ser uma boa ideia. Prazos regulares e definidos à priori são úteis para ajudar os seus colaboradores a cumprir os mesmos. A capacidade de perceber quanto tempo demora cada tarefa melhora à medida que os seus colaboradores começam a aprender quanto tempo leva a completar as várias tarefas, sendo capazes de calcular quanto tempo precisam de colocar à parte. Calendários e lembretes automáticos são também uma boa forma de ajudar na organização do tempo.

6. Incentivo ao descanso e ao movimento

Considera que uma longa caminhada à hora de almoço ou várias idas e vindas ao outro extremo do escritório são uma forma de procrastinação? Pois bem, há estudos que comprovam o contrário! Encoraje os seus funcionários a fazerem várias pausas para se movimentarem durante o dia. O exercício durante o intervalo do almoço faz toda a diferença, deixando-os energizados e prontos para a tarde, em vez de ficarem sonolentos e sem motivação a seguir ao almoço. Permita que os seus colaboradores façam pausas intermitentes das suas tarefas longas, escolhendo tarefas mais simples, como atualizar informação numa spreadsheet ou trocar ideias com um colega.

7. Estabelecimento de um horário adequado

Certifique-se de que o horário que estabelece vai ao encontro das necessidades dos trabalhadores. Pode parecer uma tarefa impossível já que cada pessoa é diferente, mas acredite que pequenos ajustes podem fazer maravilhas pela produtividade!

Pergunte-lhes a que horas é que eles conseguem focar-se mais durante o dia, quando é que preferem ter reuniões, e quando é que têm mais concentração para programar e para outras tarefas mais desafiantes. Se as diferentes tarefas e objetivos do seu trabalho forem mapeadas de uma forma que funcione para eles, é muito mais provável que se foquem e produzam mais do que se estiverem presos a um horário rigoroso e genérico que não agrada especificamente a ninguém.

8. Compreensão acima de tudo

Embora profissionais com hiperatividade possam ter alguma dificuldade em prestar atenção aos detalhes, com a sua forte capacidade de resolução de problemas e criatividade, prosperam quando se trata de desenvolver novas ideias e estratégias!

Por outro lado, a maior parte dos erros podem ser rapidamente corrigidos antes de terem impacto. Quando por vezes isto não é possível, encoraje-os a fazer e a utilizar listas de erros comuns para estarem atentos à medida que avançam, reduzindo a frustração de ambas as partes. 

9. Envolvimento ativo

Pode parecer que um trabalhador hiperativo não está a prestar atenção à tarefa em mãos quando está a rabiscar ou a olhar para a janela, mas é precisamente o contrário: estes exercícios ajudam a pessoa a manter-se atenta. Não julgue e preste mais atenção à contribuição e às ideias propostas por eles durante as reuniões. Incentive-os a tomarem notas durante as reuniões ou quando estão a ler longos documentos para se manterem concentrados e atentos.

10. Promova uma cultura empresarial inclusiva

A cultura do local de trabalho tem um enorme impacto em cada funcionário e na sua vida quotidiana. A existência de uma cultura positiva não só fomentará um trabalho mais produtivo, mas também o bem-estar, a felicidade e o propósito do trabalhador. Uma cultura empresarial negativa, por outro lado, poderá afetar a saúde mental dos colaboradores e a qualidade do seu trabalho levando a que a empresa tenha piores resultados.

Incorpore uma atitude informada e aberta quanto à cultura da tua empresa, com valores partilhados claros e definidos. Eduque a sua empresa, assegurando que todos os colaboradores compreendem o que significa ser neurodivergente e o que é o síndrome de défice de atenção e hiperatividade.

É importante promover a diferença como uma mais-valia, como uma oportunidade de chegar à inovação através de uma perspectiva diferente.

Flexibilidade, abertura e compreensão são os valores principais de todas as grandes culturas de trabalho. Num ambiente caracterizado por eles, os funcionários com hiperatividade sentir-se-ão à vontade para expressar como gostariam de trabalhar, de comunicar e de abordar as tarefas diárias. 

E além disso, ficarão confortáveis com as suas diferenças, sabendo que as mesmas são celebradas em vez de ressentidas.

10 Estratégias para Criar um Ambiente Inclusivo para Profissionais de IT com Hiperatividade: Considerações Finais

Como já percebeu, existem várias estratégias que pode aplicar para integrar profissionais de IT com hiperatividade de uma forma bem-sucedida e benéfica para ambas as partes.

Mas antes de tentar aplicar qualquer estratégia, lembre-se que o processo ideal de onboarding deve ser envolvente, versátil e adaptável a diferentes funcionários e às suas necessidades. Em última análise, somos todos diferentes, e se proporcionar um ambiente acolhedor ajustado para satisfazer as necessidades específicas de cada um, verá o quanto a sua equipa técnica poderá beneficiar com o talento destes profissionais.

Na KWAN, temos uma larga experiência em trabalhar com todo o tipo de pessoas.

Por isso, se precisa de um parceiro que o ajude a encontrar o melhor talento tecnológico para o seu projeto, estamos aqui para si!

Conte connosco para o ajudar a criar um ambiente inclusivo para quem quer que seja o seu próximo colaborador!

Preencha o formulário e vamos começar a avaliar as necessidades da sua equipa.