Menu

15 Espaços de Cowork em Portugal para Programares de Onde Quiseres

29 Julho, 2021
Encontra neste artigo alguns dos melhores espaços de cowork em Portugal, dos cafés aos coworkings de luxo.

Trabalhar a partir de casa faz-te sentir cada vez mais sobrecarregado pelas mesmas 4 paredes? Uma mudança de cenário seria bem-vinda? 

Pois bem, se estás à procura de lugares para trabalhar remotamente, prepara-te porque vamos fazer uma viagem por 15 coworks magníficos em solo português! Começando pelas principais cidades: Lisboa e Porto, para depois nos deslocarmos para lugares menos concorridos, tais como Coimbra, Faro e as ilhas.

Espaços de cowork em Lisboa

15

Praça do Comércio - Lisboa

Coworks gratuitos, coworks de luxo e até airbnb's. O que procuras, aqui encontrarás. Há uma enorme variedade de espaços de cowork em Lisboa - ou não fosse a capital portuguesa uma das cidades mais procuradas por nómadas digitais na Europa.

The Mill

Lisboa | Espaço de cowork gratuito

No The Mill, um café australiano-português, vais encontrar muitos trabalhadores remotos e programadores como tu. Para aqueles que precisam de café como combustível e valorizam um bom pequeno-almoço, este lugar é a escolha óbvia: tem um café maravilhoso cujos grãos são assados numa torrefadora de origem local, e servem pequeno-almoço e brunch durante todo o dia!

O ambiente é convidativo, o Wi-Fi é bom e há bastante comércio local nas redondezas, o que dá sempre jeito.

Well&Work

Lisboa | Espaço de cowork pago

Este espaço de cowork tem a filosofia de que quando te sentes bem, trabalhas bem. Assim, a sua missão é proporcionar um ambiente de trabalho inspirador para aqueles que escolhem instalar-se ali.

O espaço é minimalista, elegante e bem iluminado, e concentra-se em fornecer-te tudo o que precisas para estares concentrado e confortável no trabalho, como internet rápida, espaços para networking, comida, música, e até cabines privadas para fazeres as tuas videochamadas! 

É considerado por muitos como um dos melhores espaços de cowork em Lisboa.

The Therapist

Lisboa | Espaço de cowork gratuito

The Therapist é um café que pertence a uma categoria própria. Faz parte do Lx Factory e muitas pessoas escolhem-no como local de estudo, freelancing e programação devido à sua tranquilidade.

Para além de servir uma variedade de alimentos e bebidas saudáveis, este café funciona também como uma clínica de terapias alternativas (agora já percebes o nome!💡) e uma escola, com muitos cursos e workshops.

I Loft Lisboa

Lisboa | Airbnb

Eis outro lugar muito especial para trabalhar remotamente que oferece um grande ambiente e decoração. Tem uma secretária de trabalho localizada em frente a uma janela onde te podes instalar e trabalhar remotamente enquanto aprecias a bela vista. É altamente recomendada pela hospitalidade, detalhes exclusivos e por estar completamente equipado. Ah, e o WiFi é ótimo!

Eli&Co

Lisboa | Espaço de cowork pago

Outra grande opção de espaços de cowork em Lisboa é o Eli&Co, um espaço com escritórios privados e modulares que parecem ter saído diretamente do Pinterest (já agora, estamos Pinterest! Já visitaste a nossa página?)

Além disso, de todos os espaços de cowork e áreas comuns que podes encontrar, o Eli&Co destaca-se com um serviço de Concierge que atende todas as tuas necessidades empresariais e pessoais específicas.

Espaços de cowork no Porto

15

Baixa do Porto

Gostarias de ir mais para norte? No Porto não não faltam coworks, vem daí connosco conhecer os que se destacam!

Selina Navis

Porto | Espaço de cowork pago

Selina Navis Cowork é um dos melhores espaços de cowork do Porto!

Combina trabalho, beleza, versatilidade, e diversão.

Entre todas as plantas deslumbrantes podes encontrar sinais de néon que te levarão a lugares onde podes dormir a sesta, comer ou fazer networking sem estar demasiado longe da tua secretária.

O Selina tem um escritório de espaço aberto onde podem caber até 90 pessoas, escritórios privados, uma sala para eventos e…

Há inclusive planos para uma discoteca!

Quem alinha num passinho de dança depois do trabalho? 💃🕺

Poetry Loft

Porto | Airbnb 

Andas de cidade em cidade qual nómada digital?

Se desejas ficar no Porto durante algumas semanas ou meses, o Poetry Loft é um dos mais recomendados Airbnb´s para viajantes em trabalho, sejam eles freelancers ou programadores. É um espaço acolhedor, bem iluminado e decorado, com bom Wi-Fi e totalmente abastecido com tudo o que precisas para o teu dia-a-dia.

Está localizado perto da estação de metro Trindade, o que significa que podes facilmente sair e explorar a cidade em busca de inspiração.

Typographia-Cowork

Porto | Espaço de cowork pago

Esta é outra grande opção entre os vários espaços de cowork no Porto!

Localizado mesmo no centro da cidade, é um edifício de tipografia antiga, reequipado para o trabalho remoto moderno. É o local de eleição para muitos empreendedores, freelancers e programadores, que procuram um espaço de trabalho permanente ou temporário.

Bird of Passage

Porto | Espaço de cowork gratuito

Bird of Passage é um café onde se encontram muitos estudantes, empreendedores e, claro, programadores, que querem trabalhar fora de casa e conhecer novas pessoas.

Estes espaço de cowork oferece uma grande variedade de café (para te manteres produtivo!) e comida saborosa. A internet é ótima e existem algumas mesas mais longas, para reuniões presenciais ou trabalhos de grupo.

Rivoli Café

Porto | Espaço de cowork gratuito

A nossa escolha final de espaços de cowork no Porto é um café localizado no terceiro andar do Teatro Rivoli, é ótimo se precisares de horas de concentração (perfeito para escrever linhas de código sem fim, por exemplo). O ambiente é calmo, a decoração é minimalista e há muita luz natural a entrar.

Este é um ótimo local para trabalhar remotamente no Porto, porque tudo o que precisas de fazer é pedir um café para acordar e qualquer coisa para ir trincando ao longo do dia.

Espaços de cowork no centro

15

Coimbra

Desafiamos-te a fugir das metrópoles Lisboa e Porto e a explorar as cidades mais pequenas de Coimbra e Espinho, escolhendo para trabalhar um tipo muito especial de cowork…

Work Café Santander

Coimbra / Espinho / Lisboa | Espaço de cowork gratuito

Se alugar um espaço de coworking é demasiado para ti, talvez trabalhar à distância a partir de um café seja uma boa solução. De todas as nossas recomendações de espaços de cowork, esta pode ser a mais invulgar, pois estamos a falar de um banco! Sim, o Santander teve a ideia de criar um espaço onde, para além de levantar dinheiro, se pode comer qualquer coisa e trabalhar remotamente.

Este café tem comida, música, espaços preparados para trabalho individual ou em grupo, bom Wi-Fi em todo o lado, espaços dedicados a reuniões, cadeiras e sofás confortáveis para relaxar. A melhor parte é que não tens de pagar por nada pelo espaço (exceto consumir qualquer coisa, afinal é um café).

Fluxo Coworking

Coimbra | Espaço de cowork pago

Fluxo Coworking é um dos melhores espaços de cowork que poderás encontrar fora das grandes cidades como o Porto e Lisboa. É um espaço totalmente equipado onde podes trabalhar, relaxar e onde encontras tudo o que precisas: internet de alta velocidade, uma sala de conferências, serviços de bar/café, impressoras por todo o lado, instalações bonitas e profissionais e que está aberto 24 horas por dia, 7 dias por semana!

Assim, quer sejas um freelancer matinal ou um programador noturno, podes entrar e trabalhar quando te convier. Tudo isto a preços muito competitivos.

Espaços de cowork no Sul

15

Algarve

O clima é mais ameno, as praias são lindas e ficam mesmo ali à mão. Estamos a falar do Algarve, pois claro!

Faro Avenida: Business Centre

Faro, Algarve | Espaço de cowork pago

Se te encontras no Algarve, fica a saber que programar durante o dia e desfrutar da praia depois do trabalho é bem possível. Para isso, sugerimos-te o Faro Avenida!

Este lugar oferece-te espaços de coworking partilhados e salas privadas. A preços muito baixos, encontrarás um espaço de trabalho combinado com boa comida, oportunidade para fazer networking e até mesmo workshops de vez em quando.

Definitivamente um dos melhores espaços de cowork em Portugal durante o verão e não só!

Espaços de cowork nas ilhas

15

Pico Ruivo do Paul, Madeira

Quem não gostaria de viver durante algum tempo nas paradisíacas ilhas da Madeira ou dos Açores? Alugando um espaço num destes coworks, nem sequer precisas de tirar dias de folga: podes trabalhar e explorar as ilhas pelo tempo que te apetecer.

Madeira Digital Nomads

Ponta do Sol, Madeira | Espaço de cowork pago

Talvez queiras uma mudança completa de cenário e algum descanso da cidade. 

Então temos boas notícias: há um lugar surpreendente na ilha da Madeira onde se pode trabalhar rodeado de montanhas e do oceano! O Madeira Digital Nomads é um espaço de cowork que acolhe empresários, programadores e outros trabalhadores remotos de todas as áreas, onde poderás trabalhar dentro ou fora de casa com acesso a comida e internet. E onde poderás conhecer outros exploradores como tu.

unOffice

Ponta Delgada, Azores | Espaço de cowork pago

Este foi o primeiro espaço de cowork a abrir portas nos Açores, dando os primeiros passos na inovação do trabalho à distância na região. 

Oferece um ambiente de trabalho colaborativo e inspirador para que possas programar durante horas e horas.

Além disso, nota-se no espaço o destaque que é dado à criatividade, à inovação e à sustentabilidade!

E uma dica bónus!

És o tipo de pessoa que gosta de experimentar um espaço novo todas as semanas? Mas a ideia de verificar a disponibilidade de cada cowork indo ao site de cada um... aborrece-te?

Temos a solução: Croissant.

E não, não é o bolo!

É uma plataforma onde podes procurar os diferentes espaços de cowork perto de ti e verificar quantos lugares disponíveis existem. Além disso, se quiseres circular à vontade sem inscrições nem pagamentos - que só vão atrasar o teu dia de trabalho - podes pagar uma mensalidade diretamente na plataforma e experimentar quantos coworks diferentes te apetecer!

15 espaços cowork em Portugal: considerações finais

Trabalhar à distância significa mais flexibilidade: podes acordar um bocadinho mais tarde, enquanto desfrutas da pausa para café podes aproveitar para pôr roupa a lavar, e nem sequer tens de te preocupar em embalar o almoço para o dia seguinte, basta ires ao frigorífico!

No entanto, em casa, tendes a ficar aborrecido, facilmente distraído e consequentemente, os teus níveis de produtividade poderão não ser assim tão elevados.

Já os locais apresentados foram especialmente concebidos para ajudar a melhorar o teu fluxo de trabalho, inspirando-te e permitindo-te conhecer outros programadores como tu.

Conviver com trabalhadores remotos poderá ser até uma boa maneira de melhorar as tuas capacidades de comunicação - é algo em que sentes que podes melhorar? Escrevemos um artigo chamado Competências de comunicação em IT: 5 dicas para te ajudar a tornar num programador de topo, dá um vista de olhos!

Pronto para experimentar um (ou vários) destes coworks em Portugal? Se sim, no final vamos quere saber como foi a experiência!

Leave a comment