Menu

7 respostas que vão tornar-te num programador de Outsystems

19 Fevereiro, 2021
Já sabes que queres ser programador - ou porque estás farto da tua profissão atual, ou porque estás a estudar informática. Mas de que tipo? Boa questão. Neste artigo vamos dar-te a conhecer em que consiste a carreira de programador em Outsystems através da experiência do nosso KWANer e programador em Outsystems, Jhonatan Melo, contada em Português do Brasil.

Mas antes de mergulharmos nas especificações da profissão, é importante perceber em que consiste esta plataforma.

Outsystems, o que é?

Outsystems é uma plataforma de desenvolvimento low-code e, portanto, possibilita aos desenvolvedores usar seu raciocínio sem necessidade de memorizar os comandos de código pertencentes a uma linguagem de programação que é gerada cada vez que é criado ou editado uma parte do software. Essa abstração em relação à codificação que é gerada, dá-se pela representação dos comandos por meio de uma apresentação visual em fluxos, ao invés de puro código, facilitando a compreensão do que se está implementando.

É por isso aconselhada a quem quer começar a trabalhar em programação mas não quer fazer o investimento de tempo e dinheiro em uma nova graduação superior. 👌

learn-code

O que faz um desenvolvedor Outsystems?

Um desenvolvedor Outsystems é capaz de implementar, por meio dos recursos existentes na plataforma, soluções de software em ambiente web, para dispositivos móveis, consumir e disponibilizar serviços web, além da possibilidade de efetuar integrações com códigos e bases de dados externas. Criar e personalizar componentes de software para atender a uma necessidade muito específica de negócio do projeto em que se está a trabalhar, ou mesmo para disponibilizar ao repositório geral de componentes da comunidade de desenvolvedores da plataforma, The OutSystems Forge.

As várias possibilidades que a plataforma oferece, permitem que diferentes perfis de desenvolvedores possam trabalhar nela, desde o Front-End, que ficará focado na apresentação dos módulos de interface do software, até ao Back-End, que estará implementando as regras de negócio que trarão o processamento dos dados que o utilizador forneceu e/ou aguarda como resposta.

Como é o dia a dia de um desenvolvedor Outsystems?

O dia a dia de um programador de software de praticamente qualquer tecnologia de desenvolvimento, varia de acordo com o tipo de projeto desenvolvido e metodologia de trabalho aplicada, e um programador em Outsystems não seria diferente.

Considerando uma equipa que adota o Scrum como seu framework de gerenciamento de projetos, uma vez que essa metodologia ágil é bastante utilizada no desenvolvimento de produtos complexos e adaptativos, temos no dia a dia de um programador pelo menos uma reunião de alinhamento das atividades desenvolvidas no dia anterior com o restante da equipa, suas possíveis dificuldades, para que o restante do time possa ajudá-lo a seguir em frente com suas tarefas, além de perceberem todos juntos o que faz sentido o programador continuar ou começar a fazer.

Entre outros assuntos que podem surgir, essa noção do que faz sentido ou não o programador seguir a fazer se dá por uma reunião de planejamento, que costuma ocorrer em uma frequência mensal ou quinzenal, a depender do que a equipa decidir, cujo propósito principal da reunião é definir as principais tarefas que deverão ser executadas para que se possa obter uma entrega de valor ao cliente.

Referente às tarefas técnicas em si, a programação em low-code por meio da plataforma, até mesmo codificação com HTML, CSS e Javascript para personalização de componentes de interface se faz bastante presente nas atividades de um programador. Consulta em base de dados com SQL e uso de ferramentas auxiliares como o Postman, para análise de serviços web também.

Como posso tornar-me em um desenvolvedor Outsystems?

Para se iniciar a carreira de programador Outsystems primeiramente deve se ter em mente que apesar da plataforma facilitar o desenvolvimento de software abstraindo a codificação, a lógica de programação ainda se faz bastante presente, portanto ter noções de lógica de programação e estrutura de dados pode fazer bastante diferença. Tais formações, para quem não cursa uma graduação superior de informática, hoje podem ser facilmente adquiridas em cursos pela internet ou mesmo em vídeos no YouTube.

Tendo essa base de conhecimento, e uma familiaridade mínima com o idioma inglês, uma vez que a base do material didático está escrita nesse idioma, é possível ter uma maior facilidade na absorção de conhecimentos nos cursos de formação que a própria plataforma oferece em seu site oficial sem nenhuma cobrança a quem assiste, bastando se registar gratuitamente como utilizador. Após o registo no site, basta efetuar download, também gratuito (porém limitado a uma conta grátis), da plataforma, instalá-la e dar início à prática do que se aprende nas aulas.

O interesse em obter as certificações que a plataforma oferece abre as portas para o mercado de trabalho, uma vez que, mesmo sem experiência profissional na área, a certificação é um comprovativo de conhecimento prático na tecnologia. A preparação para tais certificações podem ser feitas de maneira completamente autodidata e gratuita, através dos cursos já citados, ou em centros de formação que se propõem a treinar, capacitar e encaminhar já para o mercado de trabalho, programadores Outsystems.

Quais características são mais importantes em um desenvolvedor Outsystems?

Ter um bom raciocínio lógico e compreensão das regras de negócio do que se está a programar, para que se tenha um desenvolvimento consistente, sem a necessidade de se criar “castelos de cartas” pelo que se está a fazer. Assim como o raciocínio lógico, que pode ser estimulado com a prática. Um maior entendimento das regras de negócio também se dá pela curiosidade do programador em se aprofundar em compreender o que de fato o produto ou serviço que ele está a fazer realmente é importante.

O interesse contínuo em buscar se aperfeiçoar nas atualizações que a plataforma trás com novas funcionalidades também tem seu valor, pois faz com que você esteja em constante evolução, adotando em seu desenvolvimento sempre o melhor potencial que a tecnologia Outsystems pode oferecer. Porém, paralelo a isso, outra importante característica é também não se limitar somente aos componentes padrões da plataforma, uma vez que ela permite a implementação personalizada deles, garantindo uma abrangência maior de possibilidades.

Como posso tornar-me em um super desenvolvedor Outsystems?

programmong-god

Uma vez que esta plataforma permite uma maior abstração a nível de código, isso possibilita uma maior abertura a pessoas que não têm uma formação técnica em informática também possam desenvolver - o que não significa que você não deva apostar na formação!

Aproveite o que a plataforma tem para oferecer

São disponibilizados gratuitamente cursos e documentação de apoio no próprio site da Outsystems. Além do fórum oficial - onde vários desenvolvedores de Outsystems compartilham dúvidas e respostas de interesse para toda a comunidade.

Informe-se sobre o negócio, o produto e os clientes

Como desenvolvedor em Back-End Outsystems, considero importante adquirir conhecimento a nível de negócio do software a qual estou a desenvolver, e o que ele entrega ou pode entregar aos utilizadores finais. Além de obter uma maior compreensão do que devo implementar, programando com mais propriedade e confiança, tenho uma satisfação maior, pois compreendo o valor do produto para quem vai de fato utilizar ele.

Não se limite à sua área de especialização

A facilidade que a plataforma proporciona devido ao seu foco em desenvolvimento low-code permite que você não tenha que se focar somente em uma área, podendo facilmente adquirir conhecimentos em outras áreas de especialização.

Apesar de profissionalmente ser desenvolvedor de Back-End, invisto meu tempo também aprendendo sobre desenvolvimento de Front-End, área da qual percepciono grande valor, já que se trabalha com toda a identidade visual do software juntamente com os UX Designers, tendo o trabalho do desenvolvedor em Front-End grande impacto junto dos utilizadores.

Porquê escolher esta área?

O facto de se poder aprender a programar em Outsystems em poucos meses, permite a um profissional de qualquer área iniciar o seu percurso na carreira de informática com relativa facilidade.

Por outro lado, vejo na plataforma Outsystems uma forte aliada juntamente com as metodologias ágeis e cultura DevOps, pois todas prezam pela praticidade no desenvolvimento de software, sem a perda de qualidade, o que é importante. Percepciono essa combinação no meu dia a dia de trabalho, o que me deixa bastante satisfeito e motivado para continuar aprendendo e me capacitando.

Dúvidas? O Jhonatan responde! A área de comentários abaixo está à sua disposição. 👇

Leave a comment