Menu

Aprender Inglês para Trabalho: 10 Formas de Dominar a Língua e Iniciar Sua Carreira Internacional

24 Junho, 2022
Confira 10 dicas infalíveis para aprender inglês de uma vez por todas e conquistar o tão sonhado emprego internacional na área de TI, trabalhando em Portugal e recebendo em Euros.

Trabalhadores brasileiros de diversas áreas da tecnologia da informação almejam algum dia trabalhar no exterior, aproveitando das melhores condições de vida e de um salário mais vantajoso.

Um destino altamente procurado pelos profissionais de TI do Brasil é Portugal, justamente por ser um país onde o idioma oficial é o português. É exatamente aí que esses profissionais se enganam. O mercado de TI é altamente globalizado e para se conseguir um emprego na área de tecnologia em Portugal, o domínio do inglês não é só importante, ele é essencial e exigido pelas empresas contratantes.

Neste artigo nós vamos guiar os profissionais de TI com dicas de como aprender e aprimorar o seu inglês, assim como mostrar ao final do artigo a maneira mais fácil de se conseguir o tão sonhado emprego na área de TI na Europa.

Aprender inglês para trabalho no exterior: 10 dicas infalíveis

Fazer um curso ou contratar um professor particular são as maneiras convencionais de aprender inglês para trabalho no exterior, mas existem outras formas de se aprimorar o inglês, através de algumas sutis modificações no nosso dia-a-dia. Confira abaixo a nossa lista para que você incorpore o inglês na sua vida e esteja apto para conseguir o emprego de TI dos seus sonhos:

1 - Aprender inglês para trabalho no exterior através da tecnologia

Vivemos em um mundo tecnológico, onde todos os dias somos bombardeados com novas informações em formatos de escrita, vídeo e áudio. A melhor maneira de aprender inglês aproveitando essas informações é através dos chamados “podcasts”.

Os podcasts são conteúdos disponibilizados em áudio, que se parecem bastante com o formato utilizado a diversos anos pelas rádios. Existem milhares de podcasts em inglês que tratam dos mais variados temas.

A dica aqui é encontrar um podcast em inglês que trate sobre algum tema de seu interesse, seja da sua área de atuação em TI, ou sobre algum hobbie. Ouvir uma conversa ou entrevista em inglês que trate de um tema que você tem interesse, vai tornar a tarefa prazerosa, facilitando a sua compreensão e aprendizado.

Acessando esse post no Linkedin, encontrará cinco sugestões feitas por profissionais de TI relativamente a podcasts relacionados com tecnologia e gaming.

2 - Veja filmes e séries em inglês

Assistir filmes e séries de seu interesse em inglês é uma das maneiras mais antigas de aprimorar o entendimento do idioma. Quando assistimos algo que nos interessa, fica muito mais fácil não se desgastar no processo de aprendizagem.

Nesta etapa você tem algumas opções, pode assistir o filme com o áudio original e retirar as legendas, ou pode utilizar tanto o áudio quanto as legendas em inglês. O importante aqui é forçar a sua mente a tentar compreender o novo idioma.

Não tenha medo de apertar o pause de vez em quando. Quando aparecer um novo termo que você não conheça, aperte o pause e volte para ouvi-lo novamente. O processo de ouvir novos termos e forçar sua mente a compreendê-los, fará com que o nível de seu inglês melhore rapidamente.

3 - Aprender inglês para trabalho no exterior através da leitura de livros e textos em inglês

Ler em inglês certamente é um dos principais métodos de aprendizagem e vai ajudar bruscamente na sua evolução. Não se deixe intimidar, mesmo que não seja proficiente em inglês, o intuito aqui é forçar a sua mente a tentar compreender o que está escrito. 

Não tenha pressa, se o seu inglês ainda é muito precário, utilize um dicionário ou até mesmo um tradutor e vá pesquisando sobre os novos termos que você ainda não conhece. 

A maneira mais eficiente é ler livros ou blogs sobre assuntos do seu interesse. Se você tiver muita dificuldade, não tenha vergonha de começar por livros infantis, que utilizam uma linguagem mais comum e fácil de ser compreendida.

4 - Jogue jogos em inglês

Existem diversos jogos disponíveis para celular que além de divertidos, são grandes aliados na hora de aprender o inglês. Por exemplo, temos as palavras-cruzadas, chamadas de “scrabble” em inglês. Nas lojas de aplicativos Android e iOS podemos encontrar várias opções de "scrabbles". O melhor é que é um jogo que oferece diversos níveis, onde você pode começar pelo mais fácil e ir aumentando a dificuldade com o tempo.

Outro jogo muito divertido e que ajuda no desenvolvimento do seu inglês é o “Draw Something”. Este jogo pode ser disputado com amigos e familiares ou com usuários aleatórios escolhidos pelo aplicativo. No “Draw Something”, um usuário recebe uma palavra e precisa fazer um desenho da mesma, já o outro jogador tem a função de adivinhar qual é a palavra através do desenho, tudo em inglês, logicamente.

5 - Aprender inglês para trabalho no exterior incorporando o inglês na sua rotina

Incorporar o inglês na sua rotina é uma das melhores maneiras de forçar o seu cérebro a pensar em inglês e de adicionar novas palavras ao seu vocabulário.

Por exemplo, se você costuma almoçar sozinho no shopping, tente ler o cardápio em inglês ou olhe ao seu redor e tente traduzir qualquer palavra que veja para o inglês. Este método pode ser utilizado em qualquer situação cotidiana, a grande sacada aqui é forçar sua mente a pensar em inglês. 

Você também pode tentar traduzir músicas que gosta de ouvir, traduzir a sua lista de compras, assistir ou ler conteúdo que você consome diariamente em inglês, etc…

6 - Estude um pouco de inglês todos os dias

Primeiro você deve definir um método de estudo. Pode ser através de um aplicativo gratuito (como o Duolingo) ou pago, ou até mesmo com o aprendizado de palavras comuns do seu dia-a-dia, utilizando um dicionário em inglês.

A sacada aqui é que você se esforce um pouco, seja 15 ou 30 minutos, todos os dias. Ao forçar sua mente a estar em contato com o inglês diariamente, você melhora o seu vocabulário e seu entendimento do novo idioma.

7 - Aprender inglês para trabalho no exterior mudando o idioma do seu celular para inglês

Modificar o idioma do seu celular para o inglês é mais uma maneira de forçar o contato com o novo idioma diariamente. Seja para se conectar a uma rede Wi-Fi ou para escolher uma foto do seu catálogo, ao modificar o idioma do seu celular você estará em contato com novas palavras todos os dias.

8 - Converse em inglês

Forçar conversas em inglês, mesmo que não tenha muito conhecimento da língua, é uma forma poderosa de melhorar o seu vocabulário e estruturar seu entendimento sobre o idioma. Você pode conversar em inglês utilizando alguns aplicativos disponíveis na internet.

A aplicação Speak, por exemplo, permite participar em grupos de conversação e aulas presenciais e também online, de acordo com o nível dos participantes. Além disso, se contribuir para a aplicação, ensinando Português, poderá aprender Inglês (ou outra língua) gratuitamente.

Outra forma de conversar em inglês é com amigos ou familiares que tenham fluência, desta maneira, você conseguirá identificar onde estão as suas maiores dificuldades, para posteriormente aprimorá-las. 

O importante aqui é não ter vergonha. Não importa se você está falando certo ou se a dicção está perfeita, o intuito aqui é que você se sinta cada vez mais confortável com a comunicação no novo idioma, seja falando, ou compreendendo o que a outra pessoa fala.

9 - Faça um intercâmbio

O intercâmbio é provavelmente a maneira mais rápida de se aprender inglês. Quando se mora em um país que o idioma oficial é o inglês, você precisará conversar em inglês de uma forma ou de outra, além disso, você ouvirá outras pessoas conversando em inglês todos os dias.

A aliança de vivenciar o inglês diariamente, ter aulas de inglês com professores nativos e estar imerso na cultura do idioma, faz com o aprendizado seja mais rico e abrangente. Através de um intercâmbio é possível ser fluente em inglês em poucos meses.

10 - Aprender inglês para trabalho no exterior fazendo pesquisas na internet

A internet deu a possibilidade de estar em contato com uma quantidade de informações inimagináveis até um certo tempo atrás. Na internet podemos pesquisar sobre qualquer assunto e conseguir respostas certeiras em poucos segundos.

Pesquisar na internet em inglês é uma ótima forma de aprimorar seu vocabulário e expandir seu entendimento do novo idioma. Através de pesquisas em inglês sobre temas que sejam de seu interesse, você conseguirá aprender inglês lendo sobre assuntos que te interessam, fazendo com que seja uma experiência agradável e nada desgastante.

Dica bônus: aprender inglês com aulas oferecidas pela KWAN

Se você tem competências técnicas, formação e experiência na área de TI... mas precisa melhorar seu Inglês, a KWAN pode dar uma ajuda extra: oferecendo acesso gratuito às aulas de inglês.

Nossas aulas são compostas por um professor que leciona através de videochamada 3h por semana mais o apoio de uma plataforma de e-learning com grupos de conversação, clube do livro e clube de música que permite aos alunos acessar exercícios de reforço às matérias dadas.

Também o programa curricular é direcionado especificamente para as necessidades dos futuros KWANers:

Simulamos Dailies e outras reuniões de trabalho (em que falamos sobre carreira, skills, soluções, apresentam-se e defendem-se ideias, etc.).

Ou seja, nós ensinamos inglês através de uma “imersão guiada”, digamos, dentro do universo do aluno. Nesse sentido, a construção do currículo é feita em conjunto com os professores da nossa escola, os alunos e a KWAN.

Considerando isso, atualmente nas nossas aulas tentamos reconstruir algumas rotinas de trabalho (daily meetings todas as aulas, por exemplo) em que colocamos o aluno o mais próximo possível do ambiente real que ele vai enfrentar com o inglês e desenvolvemos as ferramentas necessárias para tal."

Fábio Luís da Cunha Filho, Coordenador da escola de línguas ​The Club

Esse é um projeto muito recente (os primeiros alunos iniciaram sua aprendizagem somente em Abril!) mas o feedback deles é bastante positivo até o momento!

E agora, como alcançar esse emprego de sonho em Portugal?

Após utilizar as técnicas aqui ensinadas e aprimorar o seu nível de inglês, vem o processo final, como encontrar uma vaga de trabalho na área de tecnologia da informação em Portugal?

A resposta é simples, faça sua inscrição na KWAN!

Sobre a KWAN

A KWAN é uma empresa reconhecida por conseguir alinhar profissionais brasileiros da área de TI, com empresas europeias que precisam de seus serviços.

Se você é um profissional de TI capacitado, o processo é muito simples. É só visitar essa página, preencher o formulário e aguardar o contato. Após esse processo, a KWAN vai te apresentar projetos em Portugal, ou em outros países Europeus, que precisam de mão de obra especializada na sua área de atuação.

Encontrar um trabalho na área de TI em Portugal, por conta própria, é uma tarefa quase impossível de ser realizada. Com a ajuda de uma empresa Portuguesa que já ajudou dezenas de Brasileiros a realizar seu sonho (confira testemunhos de Brasileiros, aqui) a sua chance de conseguir um emprego internacional ficará a um passo de se tornar realidade.

Leave a comment