Menu

Carreira Internacional em TI: Estados Unidos, América Latina ou Europa?

11 Julho, 2022
Descubra as oportunidades e benefícios que o mercado mundial oferece para profissionais da área de TI e alcance de uma vez por todas a posição e o salário que você tanto almeja.

É compreensivo que profissionais da área de TI (Tecnologia da informação) do Brasil procurem oportunidades no mercado internacional, já que a moeda estrangeira é mais valorizada e as condições de vida e salário são mais vantajosas do que as encontradas no nosso país.

O campo de TI é um dos que teve maior crescimento no mundo nos últimos 20 anos. Nos últimos 3 anos, principalmente por causa da pandemia, a procura por profissionais de TI aumentou significativamente em todo o mundo. Um estudo do Banco Mundial prevê que até 2024, em todo o mundo, serão criadas 420 mil novas vagas no setor, sendo que os Estados Unidos e a Europa são as regiões mais necessitadas de mão de obra qualificada.

Apesar da certeza de querer melhores condições de salário e de vida, uma dúvida que paira na cabeça dos melhores profissionais de TI é exatamente qual país oferece as melhores condições de trabalho, oportunidades e benefícios como um todo.

Desafios ao tentar uma carreira Internacional em TI

Por mais que o mundo esteja à procura de profissionais de TI qualificados, procurar sozinho pelas melhores vagas da área em países distantes é uma tarefa difícil, já que é necessário ter algum networking na região.

Outro fator determinante para conseguir uma vaga de TI em países estrangeiros é o domínio da língua inglesa. O mercado de TI é altamente globalizado, portanto, mesmo que o idioma do país procurado seja o Português (Portugal por exemplo), ter o domínio do Inglês é fundamental para encontrar as melhores oportunidades (mas não se preocupe, reunimos um guia com as melhores dicas para ajudá-lo a melhorar seu inglês!)

Por isso, encontrar uma vaga de emprego através de empresas como a KWAN - que te ajudam na obtenção do visto, na procura de casa e ainda a melhorar seu Inglês - vai facilitar muito o início da sua carreira internacional.

Mas por outro lado, que país escolher?  Vamos saber mais sobre as oportunidades e benefícios que cada região estrangeira oferece a esses profissionais.

Carreira de TI na América Latina

Seguindo a tendência em todo o mundo nos últimos anos, é previsto um aumento de 9,4% na procura por profissionais qualificados em 2022, no mercado de TI da América Latina, de acordo com a empresa de análise e consultoria IDC.

Este efeito pode ser explicado não somente pela clara necessidade de adaptação ao mundo tecnológico por empresas de todos os setores, mas também devido aos efeitos da pandemia nas organizações. As empresas que tornaram seus negócios digitais, conseguiram sobreviver muito melhor após as mudanças que a pandemia trouxe ao mundo e aos negócios.

O mercado de TI na América Latina nunca esteve tão aquecido e países como Brasil, Peru, Panamá, Colômbia, Chile e Argentina, apresentam uma crescente demanda por profissionais da área das tecnologias.

Quando falamos em construir uma carreira na área de TI na América Latina, o Brasil é certamente o melhor país para isso. Não é só o país que tem maior previsão de crescimento na área, como também é o país que registra o maior salário para esses profissionais, quando comparado aos outros países da região.

O grande problema é quando comparamos as condições de trabalho e salário do Brasil com outros países Europeus ou com os Estados Unidos. O salário na área de TI em países como Portugal ou EUA chega a ser 3x a 4x superior do que o salário praticado por aqui. Além de serem países mais desenvolvidos, que apresentam maior qualidade de vida e segurança.

O maior motivo para um trabalhador da área de TI brasileiro querer construir uma carreira na América Latina ao invés do exterior, seria exatamente o fato de estar mais próximo da família e amigos.

Carreira de TI no Estados Unidos

Como visto anteriormente, o mercado mundial de TI anda em polvorosa, com alta taxa de crescimento e uma demanda crescente por profissionais qualificados. Nos Estados Unidos o mercado de TI é altamente priorizado, tornando-se um destino muito atraente para profissionais brasileiros que buscam uma vaga no exterior.

O crescimento esperado em diversas áreas de TI nos Estados Unidos até 2029 é de 8% a 31% e o salário desses profissionais varia de $90.000 até $150.000 por ano. Estamos falando aqui de profissionais como desenvolvedor Web, analista de segurança e informação, desenvolvedor de software, cientista de dados, arquiteto de redes, gerentes de TI, além de diversas outras áreas.

As maiores empresas de tecnologia do mundo estão nos EUA, seja porque nasceram por lá ou porque criaram ramificações no país. O Vale do Silício, por exemplo, é o berço de grandes inovações e das maiores empresas de tecnologia e internet do mundo. A oportunidade de trabalhar com grandes nomes do setor de TI mundial é real quando falamos dos EUA.

Duas dificuldades aparecem à porta quando falamos em procurar uma vaga de TI nos Estados Unidos: o visto e o domínio do inglês. Para profissionais, existe uma facilidade em conseguir um visto de trabalho, principalmente se já existir algum tipo de pré-contrato entre a empresa e o trabalhador.

Uma forma de poder contornar a questão do visto seria trabalhando remotamente para os EUA - isso certamente faria aumentar seu salário e seu poder de comprar no Brasil, no entanto, o problema da segurança continuaria lá. Se mais do que dinheiro, você procura tranquilidade para você e para sua família, então pode ser que a melhor opção para você seja mesmo uma…

Carreira de TI na Europa

Diversos países da Europa estão em busca de profissionais de TI brasileiros para preencher a grande demanda da área na região. Países como Alemanha, Estónia, Espanha e Portugal, oferecem ótimas oportunidades de salário e qualidade de vida para profissionais qualificados que têm o interesse em preencher estas vagas.

Dentre as diversas opções de países para se trabalhar com TI na Europa, certamente Portugal é o mais vantajoso para os brasileiros. Por mais que na maioria dos países de lá a experiência seja a de viver em um país de primeiro mundo, ter qualidade de vida e receber em Euros, Portugal apresenta diversas outras vantagens aos profissionais brasileiros.

Choque cultural menor

A relação entre Portugal e Brasil não se dá somente pelo idioma e a mudança para Portugal certamente seria um peso leve se comparado com a mudança para outros países europeus, já que em Portugal existe uma enorme comunidade brasileira. O choque cultural desta mudança seria muito menor, pois em Portugal podemos encontrar muitas coisas da nossa cultura, como restaurantes brasileiros, festas de samba e várias outras opções de cultura e entretenimento que foram exportadas do Brasil para lá.

As pessoas falam a nossa língua

Por mais que ainda seja necessário falar inglês para trabalhar na área de TI em Portugal, o dia a dia será vivido em português. Diferentemente dos outros países europeus, em Portugal o brasileiro poderá se comunicar em português diariamente, seja na hora de ir a um barzinho ou fazer suas compras no supermercado.

A dificuldade de se comunicar em inglês no trabalho também não será um problema para profissionais qualificados, já que a KWAN oferece todo o apoio necessário, com aulas e cursos voltados exatamente para suprir a deficiência no idioma.

Portugal é um dos países mais seguros do mundo

Portugal é o 6º país mais seguro do mundo e o 5º país mais seguro da Europa, de acordo com o Global Peace Index 2022. Isso significa que você e a sua família podem andar sozinhos tranquilamente à noite na maior parte dos lugares (quer você seja homem ou mulher), pode usar seu celular em público sem medo de ser assaltado, pode sacar dinheiro dos caixas eletrônicos que estão disponíveis em muitos lugares exteriores e, no geral, não terá que se preocupar com segurança da mesma forma que no Brasil.

Por fim, descubra quanto ganha um profissional de TI em Portugal.

Conclusão: Carreira internacional de TI, para onde ir?

Como visto neste artigo, as opções de trabalhar com TI no exterior são amplas, mas os Estados Unidos e Portugal se mostram os destinos mais vantajosos para os profissionais brasileiros.

Por mais que nos Estados Unidos o salário seja maior e as oportunidades de crescimento possam ser mais vantajosas, Portugal é um destino onde o choque cultural da mudança seria bem mais leve, a língua é mesma e a segurança não será mais uma preocupação, proporcionando por isso uma maior qualidade de vida.

A escolha do melhor lugar é algo pessoal, mas uma coisa é certa, o profissional de TI que quer trabalhar no exterior vai beneficiar muito se contar com a ajuda da KWAN. A KWAN apresenta os profissionais qualificados às melhores empresas europeias, dá todo o suporte necessário na obtenção de visto e ainda ajuda no aprendizado do inglês - fazendo com que todo o processo de trabalhar em outro país seja muito mais leve e garantido.

A tão sonhada carreira internacional está mais perto do que nunca... clique no link para quais as oportunidades que estão disponíveis!

Leave a comment