Menu

Do Brasil para Portugal como Profissional de TI: coisas que você deveria saber

14 Dezembro, 2021
Quais as principais diferenças entre Portugal e o Brasil? Na cultura? Na segurança? E no salário? A Ana Philipsen, Product Designer, KWANer e residente em Portugal há quase um ano responde!

Já pensou em trabalhar fora do país? É um desejo muito comum entre os profissionais de TI brasileiros e a boa notícia é que nós temos muito a acrescentar às equipes multidisciplinares cada vez mais requisitadas no mercado.

Vou contar um pouco da minha trajetória de migração do Brasil para Portugal e algumas dicas e curiosidades das nossas diferenças e afinidades culturais!

Por mais que seja um grande desejo, o plano de uma vida, que você seja a Marie Kondo da organização financeira e emocional, a vida real nem sempre sai como o planejado.

Assim como a Flávia Magalhães no artigo "Muitas startups brasileiras estão indo para Portugal. Eu também devo ir?", eu também fui motivada pela experiência de viver em um outro país e pela insatisfação com a crise política e sanitária no Brasil.

No meu caso, fui para Lisboa ainda trabalhando como freelancer, com a cara e com a coragem (no meio de uma pandemia). Enquanto ainda estava no Brasil, já estudava o mercado e buscava vagas de trabalho na Europa.

Essa é uma primeira dica: não espere chegar no destino, tenha curiosidade e pesquise tudo online, converse com as pessoas da área, amigos. Vá preparando o terreno!

Ao chegar no país, ter um número local facilita bastante. Em Portugal, especificamente, o contato das empresas de recrutamento é feito por telefone. As empresas de consultoria são muito fortes no mercado por aqui e, provavelmente, você entrará para o mercado local através de alguma delas. Eu recomendo fortemente a KWAN!

Portugal se tornou um destino popular para estrangeiros em geral. Embora sempre tenha sido um destino popular para brasileiros, muitos europeus também buscam viver no país nos últimos anos com a expansão da área de tecnologia e inovação. 

Em especial a capital, Lisboa.

A popularidade de Portugal para nós brasileiros está na semelhança da língua, da cultura, da gastronomia e além de ser um o país com ótima qualidade de vida. A mudança política e os altos índices de criminalidade no Brasil também levaram muitas pessoas a estabelecer uma nova vida no exterior nos últimos anos.

Inglês (e o Português!)

Mesmo que muitos brasileiros optem por Portugal pela facilidade do idioma, quem busca vagas na área de tecnologia precisa estar atento ao nível de inglês. É a língua comum usada nas empresas internacionais e mesmo nas portuguesas, e com o grande crescimento do trabalho remoto, é necessário ter o inglês fluente. E nunca é demais um terceiro idioma como espanhol, italiano ou francês.

Ainda que falemos o português, há algumas diferenças e é preciso habituar o ouvido ao ritmo e sotaque lusitano. Encontre podcasts, músicas, programas de tv e séries portuguesas para se habituar antes de chegar. Há grandes diferenças entre termos técnicos específicos de cada área, você logo se acostuma, mas é possível participar de meetups locais online e assistir palestras de conteúdo mais focado no seu tema.

Preparação

Você precisará de recursos financeiros para se mudar. Especialistas dizem que é recomendável que sua reserva financeira possa cobrir os seus custos por um período de seis meses após a chegada a Portugal. E calcule sempre uma margem a mais já que a instabilidade política no Brasil ultimamente faz a cotação do euro ir até Marte! 

Algumas ideias de custos que você pode ter em mente para fazer seus cálculos: passagens, aluguel, alimentação, transporte são o básico. Considere também as taxas de visto e quaisquer documentos necessários que precisam ser autenticados e traduzidos, além dos documentos que precisam ser emitidos em Portugal (como título de residência, NIF, etc).

Existem algumas despesas que nem sempre são ditas, como as tarifas para a confecção de cartões de transporte público e o valor de depósito obrigatório para abertura de conta em banco (mesmo os digitais).

Custo de Vida

O custo de vida em Portugal é algo que terá de considerar antes de se mudar. Seus custos mensais reais dependerão da cidade que você escolher para morar e do seu estilo de vida, existem vários sites para calcular isso, como o Euro Dicas.

Uma elevada parte do custo de vida será com moradia, você pode ter uma ideia desses custos simulando um período em sites como airbnb, sapo, idealista e nos anúncios do Facebook marketplace.

Visto Português e Permissão de Trabalho

É preciso tirar um visto de longa duração ou um visto de residente para viver legalmente em Portugal. E existem vários tipos de vistos: de trabalho, de empreendedor, de reunificação familiar, de estudante e de aposentados. É preciso ter todos os documentos que comprovem o motivo e o tempo de permanência antes de solicitar o visto.

Mas não se preocupe, se for contratado pela KWAN eles tratam de todo o processo. 🎉

Documentos

A burocracia para obter os papéis em Portugal pode ser bem estressante no princípio. Se tiver amigos ou uma empresa que apoie e dê informações e suporte nessa etapa ficará bem mais simples passar a fase da papelada!

Mais uma vez, se vier para Portugal com a KWAN, eles te ajudam com tudo! 😍

Consiga um número fiscal, o NIF, tão logo que seja possível, ele vai ser necessário para poder ter um telemóvel e alugar um apartamento. E, além do visto e da permissão de trabalho, você vai precisar do seu passaporte com tempo de validade suficiente para o tempo que planeja ficar inicialmente e você também deve ter um seguro saúde para viagens.

A carteira de motorista do Brasil precisa estar válida quando chegar a Portugal. Você pode dirigir com a licença brasileira por no máximo seis meses. Depois desse período, é necessário trocar por uma licença portuguesa.

"SUS" Português (ou SNS24)

É necessário ter seguro de saúde para solicitar o visto e viajar para o exterior, mas você poderá usar os cuidados de saúde públicos quando se mudar para Portugal. O Brasil tem um documento que deve ser solicitado no site da Previdência Social antes de se mudar. O PB4 é um convênio entre Brasil e Portugal no qual todo beneficiário do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social do Brasil) tem direito à assistência à saúde nas redes públicas de saúde dos países que fazem parte desse convênio.

Depois de chegar a Portugal e ter a autorização de residência em mãos (que deve ser emitida pelo SEF, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras), vai ser preciso se registar num Centro de Saúde da sua região onde mora. Você receberá um número de usuário assim que fizer isso.

E sim, a KWAN te vai ajudar com isso também!

Trabalhar em Portugal

Encontrar um emprego é provavelmente a parte mais angustiante e uma das etapas mais difíceis da mudança de país. É necessário muita preparação, pesquisa e determinação. Currículo completo e portfólio em inglês são básicos para quem quer buscar vagas na área das TI em Portugal. Eu fiz diversas entrevistas e posso garantir que é sempre uma montanha-russa de emoções! Momentos de muita ansiedade, espera (e decepção) até finalmente receber a resposta favorável!

Existem alguns sites que o ajudam a encontrar ofertas de emprego em Portugal. Entre em contato com profissionais de RH, colegas da área via LinkedIn ou de outras plataformas. Networking e os ótimos recrutadores da KWAN podem dar uma ajuda também! 

As diferenças entre trabalhar cá e lá

Bem, como toda a área de tecnologia, as técnicas e o trabalho, além dos programas usados, mudam mais dependendo das práticas de cada empresa do que de país. O modo de comunicação também vai variar de acordo com as necessidades das pessoas do seu time! Acho importante dosar o conhecimento do terreno (as pessoas que estão lá antes de você sabem muita coisa do funcionamento do negócio) e também uma boa assertividade na hora de defender suas ideias e sugestões.

Pontos que me surpreenderam foram o bom humor dos portugueses e a efervescência da comunidade de designers de Portugal! Acontecem muitos meetups online, idas aos escritórios, coworks abertos ao público, e os encontros presenciais e eventos estão acontecendo mesmo durante a pandemia (com várias precauções em vigor como uso de máscara e apresentação de certificado de vacinação ou teste negativo) uma vez que grande parte da população está vacinada.

O salário também é outra grande diferença! Descubra quanto pode ganhar trabalhando em Portugal através dessa ferramenta criada especialmente para profissionais de TI - a Calculadora Salarial.

Nunca haverá um momento melhor para dar esse passo

Nem tudo são flores numa migração de país. Você vai se deparar com preconceitos (declarados ou velados), com saudade da família e dos amigos, mas vai valer a pena se observar suas conquistas e seu sonho virando realidade. Não é fácil, mas a maioria das pessoas leva a vida toda procrastinando em vez de viver a vida desejada porque pensam que haverá um momento melhor para ir. Pessoas permanecem no emprego ou no país que gostariam de deixar apenas porque estão acostumadas.

A verdade é que trabalhar em busca dos nossos sonhos nunca foi e nem será fácil, cada dia é um desafio, mas a vida é muito curta para adiar as coisas que você mais deseja. Entretanto, é bom planejar, refletir e estar preparado para imprevistos. 

Ficar na sua zona de conforto e fazer o que você sempre fez é tranquilo, mas pode ser exatamente isso que está impedindo você de seguir em frente. Se tomamos decisões apenas porque parecem fáceis, não conseguiremos transformar objetivos em realidade.

Alcançar algo que vale a pena sempre exige coragem, disciplina e riscos. Boa sorte, e se quiser tentar suas chances com a KWAN, deixo aqui o formulário de contacto!

Leave a comment