Menu

Qual a melhor época para se mudar para Portugal? 5 pontos para levar em consideração

01 Setembro, 2022
Vai se mudar para Portugal a trabalho e ainda não decidiu qual a melhor época do ano para esta mudança? Não se preocupe, neste artigo vamos mostrar 5 pontos para se levar em consideração antes de tomar a sua decisão!

Sempre sonhou em mudar de vida e começar uma carreira profissional trabalhando em Portugal? Então este artigo é para você, que há tanto tempo almeja viver e trabalhar em Portugal, mas ainda tem muitas dúvidas com relação à melhor época para esta mudança.

Morar em outro país é realmente uma mudança muito grande, que necessita de muito planejamento e principalmente muito conhecimento do país para qual está se mudando. Ao se mudar para um país como Portugal, é necessário levar em consideração diversos fatores antes de decidir qual a melhor época do ano para esta transição.

Se você for fazer esta mudança sozinho, será necessário levar em consideração o clima, as épocas de festas, onde tudo fica mais caro e alguns outros fatores que diferem Portugal do Brasil. Se você decidir se mudar com sua família, principalmente se já tiver filhos, será necessário levar em conta a época escolar e os períodos de férias.

Agora, se você já se decidiu que quer se mudar para Portugal a trabalho, mas ainda não sabe os passos a seguir, duas coisas são certas:

  • A primeira é que agora ficou muito mais fácil se mudar para Portugal para procurar emprego. No dia 21 de julho de 2022, Portugal aprovou uma nova política que facilita a aprovação de vistos para brasileiros que viajam ao país à procura de emprego. A proposta possibilita um visto com 120 dias de duração, com prorrogação de mais 60 dias, até o imigrante conseguir ser contratado.

  • A segunda é que se você for um profissional de Tecnologia da Informação, você consegue ter todo o suporte da KWAN, que é uma empresa especializada em alocar profissionais de TI qualificados no exterior, principalmente em Portugal. A KWAN ajuda em todo o processo, até mesmo na adaptação do contratado e na proficiência em inglês para contratados de determinadas posições.

Melhor época para se mudar para Portugal: Pontos a considerar

Hoje vamos falar sobre os principais pontos a se levar em consideração na hora de decidir a melhor época para se mudar para Portugal, mais especificamente, vamos falar dos 5 principais, confira-os abaixo:

1 - Clima em Portugal

Um dos fatores mais importantes a ser levados em consideração na hora de se mudar para Portugal é o clima, já que difere muito do clima do Brasil. No geral, no Brasil, temos um clima tropical e por mais que algumas regiões sejam frias, a predominância é do calor na maioria das regiões do nosso país.

Portugal é um país localizado no hemisfério Norte, com clima mediterrâneo, duas estações bem definidas e com um inverno bem mais rigoroso do que o encontrado no Brasil. Um ponto muito importante a ser levado em consideração, é que por ser um país localizado no Norte, as estações acontecem em épocas diferentes da que estamos acostumados no Brasil, com o inverno ocorrendo entre dezembro e março e o verão de junho a setembro.

Por mais que o inverno seja mais rigoroso e o verão mais brando do que no Brasil, Portugal também tem discrepâncias entre os climas de diferentes regiões. Confira abaixo um resumo sobre o clima de algumas regiões importantes de Portugal:

  • Clima em Lisboa - Portugal

O verão em Lisboa tem um ar bem mediterrâneo, com o tempo quente e seco. Os termômetros podem marcar temperaturas acima de 35º, com dias ensolarados e o pôr do sol acontecendo por volta das 9 da noite.

No inverno, com termômetros que chegam a 6º e 7º, não é comum a presença de neve, mas por outro lado, chuvas são uma característica marcante desta época na região.

  • Clima em Porto - Portugal

Porto é uma região mais fria que Lisboa e mesmo tendo um inverno mais rigoroso, dificilmente vemos os termômetros marcarem temperaturas abaixo de zero, sendo difícil a ocorrência de neve.

No verão, é comum que os termômetros cheguem a marcar 30º, com a presença de um céu limpo e azul e com o pôr do sol tardio, sendo uma época perfeita para quem gosta de sair do trabalho e curtir um pouco o dia claro.

  • Clima em Algarve - Portugal

No Algarve encontramos um clima mais quente que no restante do país, com a temperatura chegando a até 40º no verão, além de uma temperatura mais similar à do Brasil, a região tem diversas praias, e mesmo que a água não seja tão quente, é uma região muito similar ao Brasil no verão.

No inverno, assim como na maioria das regiões de praia no Brasil, Algarve é uma região muito parada, quase sem turistas e com vários estabelecimentos fechados. Os termômetros no inverno de Algarve podem chegar aos 15º.

2 - Escola e períodos escolares em Portugal

Para aqueles profissionais que querem se mudar para Portugal e tem o interesse de fazer esta mudança com toda a família, incluindo os filhos, um fator a ser levado em consideração são os períodos escolares, que são diferentes nos dois países.

A principal diferença ocorre entre as épocas dos períodos escolares, já que em Portugal o ano é dividido em três períodos, com o primeiro período começando em setembro e terminando em dezembro, com as férias do Natal, o segundo período começando em janeiro terminando em abril, com as férias da Páscoa e finalmente, o terceiro período começando em abril e terminando em junho, com as férias do Verão.

O sistema de avaliações é bem similar ao encontrado no Brasil, pois encontramos um sistema de avaliação contínua, onde os alunos fazem trabalhos de grupo, apresentações e realizam provas curtas. No final de cada período acontecem as provas finais, o sistema de qualificação pode ser qualitativo (para o ensino básico) e quantitativo, na escala de 0 a 20 para o ensino secundário e superior.

Como sabemos, a mudança de país já é uma época de aflição para as crianças, portanto, deve haver bastante comunicação também sobre as diferenças nos períodos escolares, para que não haja muito espanto quanto a estas mudanças.

3 - Épocas de festas e alta temporada em Portugal

Outro fator importante a ser levado em conta na hora de escolher a melhor época de se mudar para Portugal, são as épocas de festas e os períodos onde o turismo é mais intenso.

A temporada de verão e as épocas festivas, como o Natal e o Réveillon, são períodos onde o fluxo de turistas aumenta consideravelmente por toda Portugal e consequentemente, com um fluxo maior de pessoas, o preço de quase tudo fica mais salgado.

Para quem vai mudar para Portugal, estas épocas vão apresentar passagens aéreas, hotéis e aluguel de casas ou apartamentos, mais caros do que nas outras épocas do ano. Além do aumento de preço, também será mais difícil conhecer os pontos turísticos, já que além das visitas serem mais caras, estarão lotados com a presença de vários turistas.

4 - Época de baixa temporada em Portugal

Já que mencionei as desvantagens de se mudar na alta temporada para Portugal, achei necessário falar sobre a baixa temporada, pois é uma época que traz algumas vantagens para quem está querendo se mudar para Portugal,

Primeiramente, contrariando a alta temporada, esta é uma época onde quase tudo fica mais barato, incluindo as passagens aéreas, diárias em hotéis e aluguel de moradia e de carros. Basicamente, existem dois períodos de baixa temporada: na primavera, de março a junho e no outono, de setembro a dezembro.

A baixa temporada também é a melhor época para conhecer alguns pontos turísticos, incluindo castelos e prédios históricos. Sem a presença de vários turistas, fica muito mais fácil se locomover, além dos locais pagos oferecerem descontos nas visitações.

5 - Compromissos burocráticos

As necessidades burocráticas, como a tirada ou validação de documentos, é algo que deve ser levado em consideração por todos os trabalhadores que estão de mudança para Portugal.

Para quem quer se mudar no verão, principalmente se for nos meados de agosto, é necessário compreender que este é um período de férias de verão, onde diversos estabelecimentos governamentais ou que resolvem compromissos burocráticos, se encontram fechados.

Nesta época de “férias”, fica muito mais difícil resolver questões burocráticas e até mesmo alguns problemas mais simples ficam difíceis de resolver, em consequência do fechamento de diversos estabelecimentos no país. 

Conclusão: Qual a melhor época para se mudar para Portugal?

Como podemos ver, levando em conta a melhor época para se mudar para Portugal, cada temporada oferece seus benefícios e malefícios, com o verão sendo um período mais caro e o inverno trazendo as dificuldades da mudança brusca do clima.

No entanto, saiba que com a ajuda da KWAN, facilitando todo o processo de obtenção de visto, de procura de casa e ainda ajudando a tratar de outros procedimentos essenciais como a obtenção de NIF e o registo na segurança social, a mudança ficará bem facilitada - independentemente da estação em que acabe chegando a Portugal!

Fale conosco e vamos encontrar a vaga de emprego perfeita para realizar seu sonho de morar fora.

Leave a comment